Com o início da Força Tarefa para Retirada de Bens nas ruas Santo André, Henrique Bertoluci, Afonso Oberherr, Guilherme Dal Ri e Getúlio Vargas, no bairro Piratini, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos também iniciou a remoção dos entulhos originados das casas colapsadas (RCC) e das madeiras, de forma segregada.
Diante da impossibilidade de destinação desse tipo de resíduo para a Área de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Gramado, que não é licenciada para essa finalidade, a Secretaria do Meio Ambiente acatou uma orientação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da FEPAM/RS, que autoriza a possibilidade, em caráter emergencial, para armazenamento temporário esses resíduos em áreas específicas, seguindo critérios técnicos.
Dessa forma, foi escolhida uma área pública para a destinação dos entulhos e madeiras retirados do Bairro Piratini. “O local, que fica próximo da Polícia Rodoviária de Gramado, foi devidamente vistoriada e atende os critérios impostos pela Instrução Normativa SEMA-FEPAM n.º 03/2024”, explica a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira
Vale ressaltar que apenas a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está autorizada a depositar materiais no local. Tão logo as ações de reestruturação do Bairro Piratini – Norte, sejam concluídas, os resíduos armazenados temporariamente serão devidamente destinados às empresas licenciadas e aptas ao recebimento.