Embaixadora do Turismo brasileiro desde 2008 por representar a identidade e a cultura nacional, a Mônica, personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, desembarcou em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira, em um dos primeiros voos que chegaram à capital gaúcha na retomada das operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho. E não foi em qualquer aeronave: a personagem viajou no avião temático da Turma da Mônica, operado pela GOL, que saiu às 8h55min do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e pousou em solo gaúcho por volta de 10h40min.
No desembarque, aguardando a personagem que comemorou 60 anos em 2023, estava a CEO da Vila da Mônica Gramado, Manoela Moschem. “A reabertura do aeroporto representa muito não apenas para a Vila da Mônica, mas para Gramado e para todo o turismo da Serra Gaúcha. Ficamos muito felizes com a chegada da Mônica, a bordo do avião temático, para marcar este momento tão relevante”, destacou Manoela.
Na área de desembarque doméstico, a Mônica participou da reinauguração do quiosque da Vila da Mônica Gramado, que estava fechado desde as inundações que devastaram o Rio Grande do Sul, em maio, e interromperam as operações do Aeroporto Salgado Filho. O quiosque de 9m2 conta com uma poltrona ornada com Sansões, o coelhinho símbolo da personagem mais conhecida da Turminha.
A reabertura do aeroporto vem sendo aguardada com expectativa pelos operadores do turismo gaúcho, especialmente da Serra Gaúcha. No caso da Vila da Mônica Gramado, a expectativa se justifica pelos números obtidos desde a inauguração do parque, em 2022: mais da metade das 250 mil pessoas que visitaram a atração chegaram ao Estado pelo aeroporto de Porto Alegre, vindas de outros estados brasileiros – especialmente de Santa Catarina e São Paulo. Com a retomada das operações do Salgado Filho, o parque espera receber neste final de ano um número de visitantes igual ou superior ao de 2023, quando mais de 34 mil pessoas passaram pela Vila da Mônica.
Foto – Ramiro Sanchez