Ouça ao Vivo: 22/10/2024 05:20 - Gramado / Serra Gaúcha

GRAMADO NEWS, MÚSICA DE QUALIDADE E INFORMAÇÃO

MASTO_0088 Mauro Stoffel

Sicredi Pioneira aporta mais de R$ 60 milhões no Turismo nos últimos cinco anos 

Compartilhar:

Segmento passou a ser estratégico para a cooperativa a partir de 2019 

Alinhada às necessidades da comunidade onde atua, a Sicredi Pioneira aportou, sozinha, mais de R$ 60 milhões em crédito na linha de investimento Turismo para seus associados, desde 2019. Nos últimos cinco anos, o segmento passou a ser um foco estratégico da cooperativa, localizada em 21 municípios gaúchos onde o setor turístico representa uma importante matriz econômica.  

Nas principais cidades da Região das Hortênsias, por exemplo, quase 90% da economia possui relação direta com o setor, conforme dados do Observatório do Turismo, da Secretaria Estadual do Turismo. Além do montante aportado, outras liberações de crédito ocorreram com aportes rateados ou subsidiados com outras instituições, como as iniciativas Fungetur e CrediTurismo Caxias.  

“Nosso principal objetivo é fomentar o desenvolvimento do ecossistema de turismo regional por meio de soluções financeiras e não financeiras, conectando o turismo regional com ações de patrocínio e construções de novas experiências turísticas. A promoção de destinos e a melhor experiência daqueles que poderão vir para nossa área de atuação são alguns de nossos focos”, afirma a assessora de Turismo na Sicredi Pioneira, Paola Schommer Benevenuto. 

Superação de desafios 

Em 2024, com as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre, muitos acessos ficaram comprometidos. A região da Serra Gaúcha foi uma das principais entradas de turistas no estado, especialmente por meio de Caxias do Sul, que manteve o fluxo aéreo. Esse cenário contribuiu para que roteiros e experiências de cidades menores entre a região metropolitana e a Serra ficassem evidenciados.  

“Municípios como Ivoti, Dois Irmãos, Santa Maria do Herval, Linha Nova e Feliz ganharam destaque com experiências locais até então pouco exploradas. Elas oportunizaram aos visitantes uma imersão histórica e cultural muito particular de cada um dos lugares”, comenta Paola. 

No pós-enchente, a Sicredi Pioneira realizou mais de 20 ações de apoio à reconstrução de comunidades, por meio de patrocínios. Além disso, deu sequência às ações de empréstimos de material como mesas, cadeiras e ombrelones para mais de 300 empreendimentos associados.  

Foto:Mauro Stoffel