O turismo da Região ganha um reforço significativo a partir deste sábado, 21 de setembro, com a inauguração da Ponte da Cooperação, sobre o Rio Caí. A abertura oficial da passagem ocorre às 15h do feriado desta sexta-feira, 20 de setembro, reestabelecendo uma ligação terrestre direta de Nova Petrópolis com Caxias do Sul junto à BR-116.
A Ponte da Cooperação fica nas proximidades da BR-116, cerca de um quilômetro acima da antiga ponte, que foi destruída pela enchente em maio. Portanto, o uso da nova estrutura aumenta o percurso normal da rodovia em cerca de dois quilômetros.
A ponte tem caráter provisório e foi construída pelo Grupo Reconstruindo Conexões, com recursos oriundos de doações e apoio de máquinas das prefeituras de Nova Petrópolis e Caxias do Sul.
A travessia ocorrerá 24 horas por dia, em pista simples, com trânsito alternado. Na BR-116, no trecho que liga o Vale do Caí ao Centro de Nova Petrópolis, o trânsito está liberado para veículos leves, que transitam em meia pista e são controlados por semáforos.
Mais do que reestabelecer a ligação entre duas cidades, a Ponte da Cooperação reforça a conexão entre as regiões das Hortênsias e Uva e Vinho, que possuem alguns dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul.
CONHEÇA A HISTÓRIA:
Os trabalhos para a construção da ponte provisória começaram em agosto, utilizando cerca de 90 galerias de concreto armado. A ponte, batizada de Ponte da Cooperação, foi projetada para suportar o tráfego de todos os tipos de veículos, incluindo caminhões. O custo total da obra é estimado em R$ 1,85 milhão, um investimento significativo que reflete a união e o esforço coletivo das comunidades para superar os desafios impostos pelas intempéries.
Foto – Crédito Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP