Ouça ao Vivo: 23/11/2024 14:04 - Gramado / Serra Gaúcha

GRAMADO NEWS, MÚSICA DE QUALIDADE E INFORMAÇÃO

de olho no óleo 1

Projeto ambiental da Corsan em Gramado ensina a transformar óleo de cozinha usado em sabão

Compartilhar:

Estimular o descarte adequado do óleo de cozinha e a reutilização dele como forma de proteção ao meio ambiente é um dos objetivos do projeto itinerante De Olho no Óleo na Estrada, desenvolvido pela Corsan, que passou por Gramado na última quinta-feira, 29 de agosto. As atividades ocorreram em turnos distintos e envolveram cerca de 300 alunos dos Colégios Estadual Santos Dumont e do Cenecista Visconde de Mauá.

A ação desenvolvida pela Companhia foi dividida em duas etapas. A primeira foi um encontro, onde crianças e adolescentes das instituições de ensino participaram de palestras sobre temas relacionados ao meio ambiente, como separação do lixo, reciclagem, tempo de decomposição de objetos descartados (como o plástico, por exemplo) e os danos que o óleo pode causar ao meio ambiente quando é jogado em pias ou vasos sanitários. Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável.

Na outra etapa, foi feito um workshop para orientar estudantes e adultos sobre a transformação do óleo em sabão artesanal e detergente líquido. A confecção desses produtos pode ser para consumo próprio e também uma alternativa de renda familiar.

Os participantes também receberam dicas sobre empreendedorismo e marketing e um kit para auxílio na elaboração dos produtos de limpeza, contendo uma forma de silicone, um funil, embalagens e adesivos para os itens. Além disso, levaram para casa uma cartilha com o conteúdo do curso e certificado.

“A gente aprendeu sobre as formas de preservar o meio ambiente, sobre o ciclo da água e também acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Aprendi algumas coisas que não fazia e, a partir dessa palestra, começarei a colocar em prática”, salienta o estudante Lucas Almeida, do Colégio Cenecista Visconde de Mauá.

“Mais do que prestar um serviço de qualidade, estamos comprometidos, social e ambientalmente, com as comunidades onde atuamos. Por meio de iniciativas como o programa De Olho no Óleo, reafirmamos nosso cuidado com o meio ambiente, educando e conscientizando sobre as boas práticas para um futuro mais sustentável. Além disso, o projeto contribui para a redução das diferenças sociais, estimulando uma nova fonte de renda para as famílias com as oficinas que ensinam a transformar o óleo de cozinha usado em sabão ecológico e detergente”, destaca a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi.

Além do projeto itinerante, a Corsan mantém o programa ‘De Olho no Óleo’ de forma regular nos municípios de sua área de atuação. A proposta que ensina a transformar óleo de cozinha usado em sabão ecológico, pode ser levada a escolas e comunidades interessadas. Agendamentos de oficinas podem ser feitos pelo telefone e WhatsApp (54) 99959-4484.

Foto: Corsan/Divulgação