Ouça ao Vivo: 19/07/2024 11:36 - Gramado / Serra Gaúcha

GRAMADO NEWS, MÚSICA DE QUALIDADE E INFORMAÇÃO

Foto Festival de Cinema,rosa e santuario

52° Festival de Cinema de Gramado anuncia longas-metragens em competição

Compartilhar:

A espera acabou. Na manhã desta terça-feira, 9 de julho, a organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou parte dos filmes que irão compor as mostras competitivas de sua 52ª edição. Dos mais de 1.000 títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram sete Longas-Metragens Brasileiros, cinco Longas-Metragens Gaúchos e 16 Curtas-Metragens Gaúchos (lista completa ao final).

Mais uma vez, a diversidade e o ineditismo permeiam a seleção. Dentre os longas brasileiros, as sete produções terão premiére brasileira em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando drama, ficção, comédia e documentários. A força do olhar feminino também se fará presente em Gramado. Dos sete longas brasileiros em competição, quatro foram dirigidos por mulheres.  

Os Longas-Metragens Brasileiros serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 10 e 16 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Ao total, serão entregues 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa, além das tradicionais homenagens com os Troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios O Futuro nos Une e o Troféu Leonardo Machado, além do Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa. 

Durante o encontro com os jornalistas, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, enfatizou que o evento ocorrerá normalmente, de forma presencial, e que a cidade aguarda a visita de quem gosta de cinema para prestigiar o festival: “Será muito mais democrático, com uma participação mais intensa de todos. Realizaremos mais uma vez um grande festival, como Gramado merece”. 

Marcos Santuario, curador do festival, destacou o árduo trabalho que teve ao lado do ator e diretor Caio Blat na seleção dos filmes. “A qualidade dos filmes é grande e isso não é novidade para nós. As inscrições dos filmes para Gramado demonstram esse padrão já há vários anos, atestando o desejo dos grandes e novos realizadores de apresentar seus filmes aqui, como primeira tela no Brasil. Isso nos honra, nos desafia e também nos alegra em saber como o festival se mantém importante no universo cinematográfico nacional e acaba sendo a possibilidade de conhecer esses potentes e talentosos realizadores e realizadoras com suas novas produções. Gramado é um festival onde os filmes nascem, em suas telas e seus debates. E esse ano não vai ser diferente”, salientou.

Foto – Gerson Sorgetz