O Connection Experience – Terroirs do Brasil, que acontece em Gramado é a maior vitrine brasileira de promoção dos produtos de origem. A 7ª edição está marcada para ocorrer no coração da cidade entre os dias 28 e 31 de agosto.
Durante quatro dias, Gramado será o epicentro das discussões sobre a qualidade e a diversidade dos produtos brasileiros, enaltecendo não apenas o seu sabor peculiar e único, mas também a cultura e a história por trás de cada produção. E neste ano, o Connection tem um ingrediente a mais para envolver os participantes: toda a receita das inscrições será revertida ao município de Santa Tereza, que foi severamente afetado pela enchente.
Santa Tereza é uma cidadezinha de 1.500 habitantes situada entre o Vale dos Vinhedos e o Vale do Taquari, distante cerca de 30 km de Bento Gonçalves. É considerada o segundo núcleo mais importante da imigração italiana no Brasil, privilegiada pela sua história e suas belezas naturais.
Localizada bem às margens do Rio Taquari, 80% da sua economia tem origem na agricultura, com destaque ao cultivo das parreiras de uva, cana-de-açúcar, hortifrutigranjeiros, agroindústrias e criação de suínos. Produção de móveis para exportação, metalurgia, plásticos e artesanato também fazem parte da cadeia econômica.
O poder público é gerido pela prefeita Gisele Caumo, que ganhou repercussão expressiva pelo flagrante de uma ponte sendo levada pela enxurrada enquanto fazia um vídeo. O orçamento municipal para este ano, conforme a Lei Orçamentária Anual, é de R$ 23,5 milhões. O prejuízo causado pelas chuvas de abril e maio, conforme estimativa revelada pela própria prefeita, é muito maior que o orçamento. Estima-se que sejam necessários, pelos menos, R$ 50 milhões para recuperar a infraestrutura afetada. E não é só isso, se somar aos prejuízos já sofridos nas cheias de setembro e novembro do ano passado, os valores ultrapassam os R$ 90 milhões.
Inscrições do Connection serão doadas a Santa Tereza.
Esta edição do Connection Experience – Terroirs do Brasil vai proporcionar experiências incríveis aos credenciados. Além de uma programação ampla e diversificada com exposição de produtos certificados de diferentes regiões do país, circuito gastronômico, workshops com renomados chefs, cozinha show, networking de negócios e palestras, os inscritos estarão ajudando Santa Tereza e ainda poderão visitar mais de 10 parques da região de forma gratuita.
Foto de Santa Tereza: Prefeitura de Santa Tereza/Divulgação